Danone inclui feedback digital em avaliações de desempenho

Danone inclui feedback digital em avaliações de desempenho

Publicado em 19 de maio de 2022

Para analisar a performance de um colega, o funcionário precisa apenas “clicar” em um link abaixo da assinatura de e-mail.

A Danone, multinacional de alimentos e bebidas com 4,5 mil funcionários no país, está incluindo o feedback on-line de colegas nas notas de avaliação de desempenho dos empregados. Para analisar a performance de um colega, o funcionário precisa clicar em um link abaixo da assinatura de e-mail, que o transfere para uma plataforma de avaliação. A novidade recebe cerca de duas mil análises ao mês, disse André Rapoport, diretor de recursos humanos da Danone para a América Latina, durante live da série RH 4.0 do “Carreira em Destaque”, mediada pela editora de Carreira do Valor, Stela Campos.

Para Rapoport, não é apenas o chefe que pode dar retornos sobre o trabalho. “As pessoas fazem parte de ‘squads’ e grupos com pares que podem contribuir nos processos de reconhecimento.”

A iniciativa do feedback on-line faz parte de um movimento de digitalização de rotinas ligadas à área de recursos humanos. Iniciado há três anos, ganhou tração com o distanciamento social provocado pela pandemia. “O objetivo é atender as necessidades do funcionário, no que diz respeito a reconhecimento, benefícios e desenvolvimento”, diz Rapoport, na companhia há cinco anos.

A mudança inclui processos de admissão, demissão e solicitação de férias de forma 100% remota e conta com o apoio de uma assistente virtual, baseada em inteligência artificial e conhecida como Manu. A ferramenta permite, por meio de mensagens via celular, fazer consultas sobre pagamentos e reembolsos ou programar folgas. Recebe cerca de mil interações por mês. “Isso tudo sem esquecer a ‘questão humana’, com conversas com os gestores e o RH, no momento da entrada, durante os feedbacks, nas fases de desenvolvimento e no desligamento dos funcionários”, diz.

Durante a crise da covid-19, uma das recomendações da direção às chefias, que foram treinadas para não perder a proximidade dos liderados no confinamento, é que houvesse, pelo menos, uma conversa virtual com a equipe, por semana. “A nossa transformação digital também veio depois que um diagnóstico mostrou que os parceiros de RH nas unidades da empresa gastavam cerca de 60% do tempo cumprindo apenas processos administrativos”, diz o executivo. “Queríamos que eles olhassem mais para as necessidades individuais dos funcionários.”

A ação, segundo Rapoport, aumentou a segurança de rotinas de trabalho, que podem requerer até 15 documentos por candidato nas admissões, e ainda protege o meio ambiente, ao evitar o desperdício de papel.

Em 2021, a empresa deixou de imprimir cerca de 90 mil formulários e obteve economia de R$ 145 mil com ganho de tempo, redução de impressões e dinamização de serviços – foram poupadas 502 horas de trabalho e 15 mil conferências. Também impediu a emissão de 22 quilos de CO2, de acordo a companhia.

 O plano é que todas as ações sejam continuadas no “pós-pandemia”. Ainda em 2022, serão reforçados o uso de SMS para convocar candidatos selecionados em processos de recrutamento; e de robôs que desativam, diariamente, o acesso de ex-funcionários aos sistemas da companhia – um procedimento que antes levava dias.

Com o pessoal do administrativo em expediente remoto desde 2020, a Danone está retornando a um modelo híbrido, com dois dias presenciais no escritório.

Fonte: Valor Econômico
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.