Em 2020, a Flávio Obino Fº Advogados Associados completa 60 anos. Uma trajetória que se confunde com a própria história da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. Pai do fundador Flavio Obino, Gabriel Obino, em 1937, foi o responsável por organizar um escritório que viria a ser o embrião do Flávio Obino Fº Advogados Associados.
A Justiça do Trabalho foi oficializada no Brasil em 1941 e o primeiro presidente do Conselho Regional do Trabalho do RS foi Djalma Castilho Maya (tio avô de Flavio Obino). Em 1946, quando a Justiça do Trabalho passou a integrar o Poder Judiciário, o primeiro presidente do Tribunal Regional do Trabalho no RS foi Jorge Surreaux (presidente por três gestões), avô materno de Flávio Obino Filho.
Flavio Obino, ainda acadêmico de Direito, em 1958, ocupou a secretaria da recém criada 4ª Junta de Conciliação e Julgamento de Porto Alegre e, no ano seguinte, assumiu o cargo de secretário do TRT/RS, sendo graduado em Direito pela UFRGS em 1959. No ano seguinte, deixou o cargo que ocupava e assumiu o escritório do pai, Gabriel Obino, especializando-se no Direito do Trabalho. Nascia, em 1960, a Flávio Obino Fº Advogados Associados.
Em 1991, Flavio Obino assumiu a presidência do Banrisul e deixou a advocacia, passando o comando da sociedade para Flávio Obino Filho. Nos anos 1990 e na primeira década do novo século, a tradicional sociedade cresceu em tamanho e importância.